google-site-verification: googleac1214eb42ce8bbe.html Aparelhos Auditivos | Porto Alegre | VivaSom

(51) 98100.8350

(51) 3086-4866

  • White Facebook Icon

R. dos Andradas, 1781, Conjunto 1806. Centro Histórico, Porto Alegre - RS

©  2017 por AS Consultoria

Audição e perda auditiva.

     Nossos ouvidos nos ajudam a perceber o que está ocorrendo a nossa volta. Além de perceberem os sons, eles também nos dão informações sobre a posição de nossos corpos, sendo parcialmente responsáveis por nosso equilíbrio. O pavilhão auditivo (orelha externa) concentra e capta o som para podermos ouvir os sons da natureza, diferenciar os sons vindos do mar do som vindo de um automóvel, os sons fortes e fracos, graves e agudos. Com nossas duas orelhas, conseguimos localizar a que distância se encontra o emissor do som. Elas captam e concentram as vibrações do ar, ou melhor, as ondas sonoras, que passam para a parte interna do nosso aparelho auditivo, as orelhas médias, onde a vibração do ar faz vibrar nossos tímpanos - as membranas que separam as orelhas externas das médias.

     Essa vibração é transmitida para três ossículos: o martelo, a bigorna e o estribo. Através destes, o som passa a se propagar em um meio sólido, sendo assim transmitido mais rapidamente. A vibração chega à janela oval - cerca de vinte vezes menor que o tímpano - concentrando-se nessa região e amplificando o som. Da orelha interna, partem os impulsos nervosos. Nosso aparelho auditivo consegue ampliar o som cerca de cento e oitenta vezes até o estímulo chegar ao nervo acústico, o qual levará a informação ao cérebro.

 

     Quando movemos a cabeça, movimentamos também os líquidos existentes nos canais semicirculares e no vestíbulo da orelha interna. É esse movimento que gera os estímulos que dão informações sobre os movimentos que nosso corpo está efetuando no espaço e sobre a posição da cabeça, transmitindo-nos com isso a noção de equilíbrio.

Perda Auditiva - Estou ficando surdo?

     Ao sentir dificuldade em compreender sons, vozes e principalmente ter dificuldades de comunicação, a pessoa logo pensa estar ficando "surda", mas há vários tipos de perdas auditivas. Algumas transitórias, outras permanentes, e provocadas pelos mais diversos fatores. Veja:

 

     PERDA AUDITIVA CONDUTIVA - A perda auditiva condutiva é causada por problema na orelha externa ou média. Com uma perda condutiva, as ondas sonoras são bloqueadas conforme elas se movem através da orelha externa e média. Desde que o som não possa ser conduzido eficientemente, a energia sonora que chega à orelha interna é fraca ou baixa. Uma perda auditiva condutiva pode ser resultado de uma infecção, acúmulo de cera excessiva, fluido na orelha média, problemas nos ossículos da orelha média, perfuração de membrana timpânica ou até mesmo um corpo estranho no canal auditivo.

   Sintomas que podem aparecer:

- Perceber a fala ou outros sons fracos ou abafados,

- Dor de ouvido ou secreção,

- Vermelhidão ou inchaço na orelha externa,

- Pressão ou sensação de ouvido tampado

     PERDA AUDITIVA SENSORIONEURAL - A perda auditiva sensorioneural é causada por problemas na orelha interna (ausência ou lesão das células sensoriais auditivas). A onda sonora viaja normalmente através da orelha externa e média, porém, a orelha interna é incapaz de captar as vibrações ou é incapaz de enviar as vibrações para o cérebro. Ela geralmente ocorre nas duas orelhas. Uma perda sensorioneural pode ser resultado de infecção, doenças, algumas drogas, ruído excessivo, problemas no nascimento e idade.

   Sintomas que podem aparecer:

- Perceber a fala ou outros sons distorcidos ou não estão claros,

- Dificuldade em ouvir alguns sons (principalmente sons agudos),

- Ouvir um zumbido constante ou periódico,

- Dificuldade de entendimento da fala na presença de ruído.

     PERDA AUDITIVA MISTA - A perda auditiva mista é causada por problemas de orelha externa/média e orelha interna. Tipicamente, as ondas sonoras não são conduzidas efetivamente para a orelha interna, e uma vez que elas alcançam a orelha interna, as vibrações não podem ser captadas e enviadas para o cérebro. Portanto, uma perda auditiva mista é uma combinação de perda auditiva condutiva e perda auditiva sensorioneural.

      Sinais/Sintomas que podem aparecer:

Veja acima os sintomas em Perda Auditiva Condutiva e Perda Auditiva Sensorioneural.

      A perda auditiva compromete a qualidade de vida conforme sua intensidade. Veja abaixo como são classificados os vários tipos de perda auditiva quanto à intensidade.

 

     Independentemente do grau de sua perda auditiva, a VivaSom tem inúmeras soluções para compensar a audição perdida. Nossas equipes estão preparadas para avaliar sua perda, auxiliar na escolha do aparelho que melhor atende suas necessidades pelo melhor preço, bem como calibrar o aparelho e lhe instruir sobre a melhor forma de utilização e conservação dos aparelhos auditivos. Também oferecemos uma linha completa de acessórios para que seus aparelhos auditivos estejam sempre funcionando nas melhores condições possíveis de qualidade e durabilidade. Temos também assistência técnica para todos os tipos de aparelhos auditivos, de todas as marcas. Clique aqui e conheça um pouco dos tipos de aparelhos que oferecemos.